Pequenos Pontos

Pequenos pontos de contato de pessoas que gostam de gente, mas evitam, é um fotolivro que reúne mais de 50 fotos, são obras de Ana Paula Málaga, Fabiana Bassetti, Fabio Lopes, Gustavo Adriano Ribeiro, Jaqueline Godoy, Larissa Brum, Leonan Bernardini, Maurício Savrassoff, R. Maruo e Tiago Batista, com prefácio de Milena Costa.

O livro foi selecionado para a exposição do Festival Zum 2021. ZUM, é uma revista semestral de fotografia do Instituto Moreira Salles. Foram 400 inscritos, 78 fotolivros foram selecionados e Pequenos Pontos foi um deles.

As imagens abaixo fazem parte do projeto que desenvolvi no grupo.

Com a intensificação da pandemia do COVID-19, todas as ideias e projetos que estavam em andamento tiveram que voltar pra gaveta. A maior parte do meu trabalho até então eram fotos externas, meu principal projeto era o Raízes. Um projeto praticamente de natureza.

Minha ideia para o fotolivro surgiu após trocas de experiencias durante os encontros que fazíamos semanalmente, mesmo que remotamente. A sugestão veio de uma amiga, fazer apenas um autorretrato. O que deveria ser um exercício simples para continuar produzindo se tornou meu novo projeto principal.

Durante o ano de 2020 eu morava sozinho. Isolado, 6 meses de captação, mais de 600 fotos e o resultado se resumiu em 9 imagens. Esse trabalho é um diário ou o resumo de como foi o meu 2020. Onde só fotografei a mim mesmo e o quarto em que passava o dia trabalhando. Com o trimpé montado, foram dias e mais dias de registros da minha rotina e o passar do tempo. Muita coisa aconteceu neste período, muita coisa mudou, e de forma simples está tudo ali.

É um projeto que me fez refletir sobre muita coisa. Me possibilitou continuar em contato com minhas amigas e amigos, produzir e repensar como desenvolver meus trabalhos dali em diante.

Comente