Recomendação: Hagbard – Vortex To a Iron Age (2016)

Hagbard me deixou tão surpreso quanto quando ouvi Thuatha De Danan pela primeira vez – lá em 2002/2003 com o Tingaralatingadun (2002) – , eu mal podia acreditar que um disco com uma produção tão impecável pudesse ser nacional.

Sempre faço questão de ouvir e recomendar bandas nacionais realmente boas. Dessa vez eu preciso falar do Hagbard, banda mineira de Folk Metal que não deixa nada a desejar, comparada aos grandes nomes do Viking/Pagan/Folk europeu.

Atualmente tem se falado muito “Valorize a cena local! Escute bandas nacionais!“, e eu sempre fico meio reticente com essa história de valorizar bandas nacionais sem o adendo “boas”. Realmente, tem muito material bom sendo produzido aqui em terras tupiniquins, mas há de se convir… Tem muita merda também! Mas felizmente isso não é só uma particularidade de bandas brasileiras, o volume de bandas meia boca pelo mundo é de fazer chorar!

Folk metal pra mim é um estilo complicado de engolir: se entrar muita flauta, vira Senhor dos Anéis; e se tiver letra falando de Odin a cada 2 min, vira Amon Amarth; mas também se não tiver nenhum dos dois bem dosado… bem… vira Death Metal?!

Recentemente apresentei um Vício Metal só com Folk/Pagan/Viking e não inclui Hagbard porque queria fazer um post à parte. O disco realmente vale parar pra ouvir, o som dos caras é limpo, os teclados e as flautas são extremamente bem empregadas, as guitarras e a bateria são de uma violência inacreditável e o melhor de tudo, os vocais não parecem que foram gravados por uma caricatura de pirata!!

O disco tem um tamanho perfeito, 11 músicas em 40 minutos, desce redondo! O álbum conta com participação de vocalista e violinista convidados e fecha com uma puta música instrumental. Na minha pilha de livros pendentes tem Cronicas Saxonicas Vol. 9 – Guerreiros da Tempestade, já sei qual vai ser a trilha sonora!

Uma das melhores bandas de Folk Metal, PONTO, dispensa o adendo “nacional”.
Pra quem curte Folk, obrigatório!!

Link: https://open.spotify.com/album/1Uaz2vdIJCLByGsEhcxQ5a
URI: spotify:album:1Uaz2vdIJCLByGsEhcxQ5a

Conteúdo relacionado

Comente

%d blogueiros gostam disto: