Recomendação: Eths – Tératoligie (2007)

Algumas bandas ficam a vida inteira com um rascunho feito. Eths foi mais uma que eu sempre ficava com a sensação de “preciso ouvir melhor”.  Se eu não escrevesse logo sobre o Tératoligie ia ficar nessa punhe** pra sempre.

Eths é mais uma banda que se encaixa no quesito “não é exatamente o tipo de banda que escuto regularmente”. E acabei de chegar à conclusão que as três frases que mais falo são:

  • [Nome-Da-Banda] não é exatamente o tipo de banda que escuto regularmente
  • Fazia muito tempo que não ouvia uma banda desse tipo
  • Essa é a melhor banda DO MUNDO

Capa do disco Tératoligie da banda EthsTératoligie (2013) é o seu segundo álbum – quarto lançamento contando EPs e Demos – , o disco é todo cantando em francês – a banda é francesa -, e as letras giram basicamente em torno de anomalias, doenças e traumas.

Eths me chamou atenção pelo contraste da voz muito doce da vocalista com os tons dos instrumentos; e pelo contraste maior ainda com os vocais rasgados, que também é ela quem faz. A voz é tão melodiosa que chega a ser enjoativa, mas no meio de toda a barulheira acaba compondo bem o cenário caótico, gerando um bom resultado.

Sejamos francos: nada disso é novidade. Mas a forma como é conduzida deu uma diferenciada para as bandas que têm surgido com vocalistas femininas. Quanto à discografia deles, não posso dizer muito. Os álbuns mais antigos são bem Nu-Metal e lembram muito a pegada do comecinho dos anos 2000; os mais novos são uma evolução progressiva, o material ficou mais bem trabalhado.

Tératoligie tem dois problemas; o primeiro é que o disco é ridiculamente longo, dava pra cortar fácil pela metade. O segundo é que por ser um disco extenso demais, as músicas se tornam repetitivas. E foi ai que resolvi pular para o último lançamento, Ankaa. Dá uma conferida, porque lá eu concluo esse assunto. (vou incluir o link aqui assim que for publicado.

Link: https://open.spotify.com/album/17nvecVy4xeD9MLwp7uCDC
URI: spotify:album:17nvecVy4xeD9MLwp7uCDC

Conteúdo relacionado

Comente

%d blogueiros gostam disto: