Recomendação: Herbie Hancock – Head Hunters (1972)

Capa do disco Head Hunters, do Herbie HancockHerbie Hancock foi um dos primeiros Jazzeiros que ouvi, com Takin’ Off (1962). Em um primeiro momento o disco não fez muito sentido, apesar de ter sido em uma época que eu já começava a olhar para outros estilos com olhos cobiçosos – dá uma lida no texto sobre Miles Ahead depois – , serviu muito como ponto de partida para buscar outros estilos, mas ele, em si, levou um bom tempo para que eu voltasse a ouvir.

Recentemente catando material de Jazz, fiquei meio de saco cheio, tudo o que passava pela minha frente era Jazz na pegada Hot, de Louis Armstrong, ou Cool, de Miles Davis… Estou descontando aquelas listas CHECHELENTAS que o Spotify fica tentando enfiar na minha goela.

Não cheguei em Head Hunters de forma objetiva. Peguei um dos livros que tenho sobre Jazz, dei uma folheadas, e um dos nomes mencionados como “inovadores” foi Herbie Hancock com a sua discografia no início da década de 70. Lembrei daquele cara que tinha ouvido uns anos antes, resolvi dar uma olhada nos discos dele e Head Hunters me chamou atenção por conta desta bela capa – você já viu? sério, dá uma olhada… eu acho que ele não “aprovava” as ilustrações.

Mas e ai? Cara, é um disco bem experimental – tudo bem que estou falando dele quase 50 anos depois, então falar de inovação sem um contexto pode ficar meio bizarro. O que eu gostei nele? Herbie Hancock entrega um Jazz Fusion ainda engatinhando, muito uso de sintetizador, um ritmo animal de Groove e Funk, fazendo ser um disco facilmente “ouvível” por quem não tem um costume de Jazz; é algo mais Soul ou R&B. Digo que ainda está engatinhando comparando com qualquer material mais atual, que é uma loucura eletrônica de Hip-Hop ou tem tanto improviso que no final não dá pra entender nada.

Head Hunters não é um disco de Jazz Tradicional, mas suas 4 faixas e seus 40 minutos valem cada segundo, é mega pra cima – quase “animadinho” – e toda vez que carrego o mau humor do mundo nas costas, uso ele pra voltar ao normal.

Link: https://open.spotify.com/album/5fmIolILp5NAtNYiRPjhzA
URI: spotify:album:5fmIolILp5NAtNYiRPjhzA

Conteúdo relacionado

Comente

%d blogueiros gostam disto: