Recomendação: Acrassicauda – Gilgamesh (2015)

Acrassicauda (أكراسكودا) é o tipo de banda que não tem como falar sem deixar de mencionar sua origem e jornada, afinal de contas, uma banda Iraquiana que fugiu do regime do Saddan, se refugiou na Síria e na Turquia até chegar aos EUA, é algo que chama atenção.

Em 2006 o canal Vice produziu o documentário Heavy Metal In Baghdad (2007), que mostra a trajetória da banda através de algumas apresentações, entrevistas e etc. Nada que nenhuma banda underground tenha passado, com exceção de… Bem, uma guerra? Se você tem saco para documentários ou filmes biográficos, recomendo também que você assista. Tem online nos youtubes da vida ou direto no Vice, só não achei com legenda em português.

Capa do disco Gilgamesh da banda AcrassicaudaMas se estamos falando de uma banda, como é o som dos caras? Com todo esse histórico eu esperava um som mega agressivo, politizado e visceral. O quarteto mescla bastante Thrash Metal com Groove, mas apesar de todo esse background  o álbum não apresenta tantos elementos locais – culturalmente falando. Muitas vezes isso acontece com bandas de regiões mais incomuns, tentam enfiar tanta influencia nas músicas que no final fica uma bagunça do cacete. Aqui tem um vocal estilizado de leve, uma batucada ali, um cântico em árabe acolá, mas nada que realmente deixe marcas profundas sobre a origem da banda. Inclusive acho que se não fosse por essas poucas características, esse seria um disco que poderia facilmente ser confundido com um lançamento de alguma banda originalmente americana, ou seja, os caras souberam se encaixar no mercado.

Esse disco foi uma das trilhas sonoras que usei quando lia alguns livros sobre o conflito Israel X Palestina, que depois se estendeu para História Árabe/Muçulmana/Judaica.

Acrassicauda é uma puta oportunidade de conhecer uma banda completamente fora do eixo USA > Europa, mas é preciso fazer uma ressalva: o disco poderia ser mais curto. As músicas mais lentas dão um espaço muito grande até às músicas mais rápidas, deixando o álbum meio arrastado.

Mas e o saldo disso tudo? Gilgamesh é um disco honesto e pesado, sinceramente espero ver ainda outros discos desses caras.

PS.: Eles tem um EP de 2005 que todo mundo fala muito bem, vou ouvir e colocarei as considerações aqui.

_

Link: https://open.spotify.com/album/4yfjrGtClK3NfmzXRuV20y
URI: spotify:album:4yfjrGtClK3NfmzXRuV20y

Comente

%d blogueiros gostam disto: