Female Front Woman Heavy Metal Ladies

Deu pra sacar do que to falando, só pelo título?? E se eu falar pra você procurar alguma banda de “Front Woman Heavy Metal” vai ajudar? Acho que não…

Percebo que pra algumas pessoas a banda ser toda formada por mulheres, ou com uma vocalista berrando é algo relevante. Eu particularmente só me importo com a banda ser boa ou não.

Many years ago, na época de colégio fiquei sabendo de uma menina que ia montar uma banda.
Na época eu tocava em várias bandas medíocres e ordinárias, bastava falar “banda” e eu saia correndo atrás como um cachorro perseguindo um carro. A menina em questão não tocava instrumento algum, pelo o que me lembro ela seria a vocalista, e toda sua experiencia com o canto vinha das aulas da igreja.

Até então pra mim era apenas um banda genérica, até que resolveram me explicar melhor a ideia do “projeto”. Seria uma banda de gótico, formada completamente por mulheres. Agora entramos em um assunto delicado em dias atuais, na ocasião aconselhei a não filtrar dessa forma, mas sim procurar pessoas que curtissem o som que ela queria fazer e fossem talentosas – ou no minimo tivessem os instrumentos – , mas não ficar buscando pelo sexo (olha o duplo sentido ai). A resposta é de se imaginar; Total revolta, eu virei um porco chauvinistas, preconceituoso, ignorante, machista e dai pra baixo.

Tentei explicar meu ponto de vista, mas não adiantou. Meu argumento era o seguinte, eu já estive em uma banda de colégio, onde o “lider” queria uma menina baterista.
Cara, já é uma merda achar baterista, ponto final, o FDP ainda quer que seja uma MENINA?? Com 15 anos eu nem conhecia tantas meninas assim, quem dirá uma que por livre e espontânea vontade fosse ficar enfiada num quarto amontado de tranqueira com 4 moleques espinhentos. Resultado? A banda nunca teve baterista.

O Destruction a um tempo atrás abriu audição para um baterista novo, o pré-requisito era ter cabelo grande. Puta merda, sério? Tem que mandar currículo com foto de biquíni também? É pra fazer música ou pagar de gatinho na revista? As vezes eu acho que algumas bandas precisam dessa imagem de “Precisamos de uma mulher cantando” ou “Precisamos de um gringo cantando” ou “Precisamos de um latino tocando baixo”. Eu particularmente não vejo a necessidade disso.

Torture Squad mudou sua formação após a saída do ex-vocalista Vitor Rodrigues, a banda deixou de ser um quarteto para ser um power trio, o guitarrista André Evaristo assumiu os vocais, não sei se meteram muita distorção na voz, mas não achei que ficou bom, acho que esse foi o consenso geral. Pouco tempo depois André também deixa a banda, sabe o que aconteceu? Resolveram colocar um vocalista novo no lugar, não sei quem é, mas sei que é uma mulher. E sabe de uma coisa? Ela canta pra caralho!!

Eu não vejo muita diferença quando é um cara ou uma mulher cantando, tem gente que é apaixonado por banda com mulher vocalista, mas no geral eu não me importo muito. Lembro que não via muita mulher que curtisse Arch Enemy, até a Angela Grossow assumir os vocais. Eu não escuto nenhuma banda por ser uma mulher ou um homem cantando, mas escuto se  a banda for boa.

Uma banda que me incomodava demais era Kobra and the Lotus,  ouvi uma vez o cover de Ace of Spades que ficou uma bosta, não só por causa da vocalista, a banda inteira era terrível (ainda deve ser, inclusive). Não sei se é ignorância da minha parte, mas só vejo duas opções; Ou ela canta alguma coisa que não fique parecendo que tá levando um soco no estomago, ou a banda arruma uma vocalista que consiga cantar como querem!

Não acho que o que faça diferença seja a mulher cantando, mas sim a mulher que cantar bem, assim como se o guitarrista for ruim, não adianta, ele vai empurrar a banda pra baixo junto com sua mediocridade. Acho que o foco acaba se perdendo no meio da politicagem ou imagem das bandas.

A tag “Front woman heavy metal”  realmente existe no lasf.fm, assim como Brazilian Heavy Metal.
Cara, isso pra mim é irrelevante, não quero saber se quem canta é uma mulher ou um cara, se a banda é Brasileira ou não. Não quero ser admirado no meu trabalho por ser um “bom brasileiro”, mas por ser um bom profissional. Bom, aqui é o limite para argumentar sozinho, para mais, traga uma cerveja e puxa uma cadeira.

Segue lista de boas bandas com mulheres a frente, ou toda formada por mulheres.

 

 

URI: spotify:user:flopes23:playlist:3o9RIICNMhEb34ny8INrax
Link: https://open.spotify.com/user/flopes23/playlist/3o9RIICNMhEb34ny8INrax

Comente

%d blogueiros gostam disto: