E aquela mistura gostosa?

Já ouvi mais de uma vez pessoal da gringa argumentando que o Sepultura abriu as portas para a utilização de características tribais na música. Alguns vão mais longe, e dizem até que possibilitou a utilização de aspectos particulares da cultura de determinado país, fundindo ao Metal. Ou pelo menos foi a que “mostrou ao mundo que isso era possível”.

Isso não é novidade, né? Por favor! Uma olhada rápida pela década de 70, e vemos uma galera misturando sons da Índia ao rock. Não sei se você conhece, mas existe um gênero conhecido como “Rock Psicodélico”, que era recheado de influências da musicalidade hindu, inclusive aquela bandinha mais ou menos, os Besouros (sacaram? sacaram?).

Já falei por aqui (acho) que adoro misturas de estilos, principalmente quando bem feitas. Inicialmente a ideia era falar sobre bandas brasileiras que introduzem características do nosso folclore/musicalidade, mas depois do primeiro parágrafo percebi que mais pra frente acabaria escrevendo novamente sobre isso, falando de bandas lá de fora.

E escrevendo o segundo parágrafo percebi que nem sempre, pelo menos pra mim, o que conta é a mistura de estilos, mas sim o emprego de qualquer coisa na música que faça com ela seja diferente das outras. Lembro que quando vi a primeira vez um show do Slipknot, perguntei para alguém: “Mas porque tem uma muvuca em cima do palco?”. A explicação mais plausível foi que tinha um DJ, um Sampler (porque precisa de dois caras pra isso eu não sei), um mulambo pra tocar LATA DE LIXO e um coitado que pulava no palco aleatoriamente. É uma resposta válida, vai!! É quase a verdade. Mas não justifica, se você tirar 1/3 da banda não vai fazer diferença no resultado final!! Parece um grupo de pagode, onde você pode substituir 6 caras por um baterista.

Banda Slipknot
“Muvuca” também é número! Ou você acha que todos tocam guitarra/baixo?

Ocasionalmente pego umas bandas merda, com umas músicas de bosta, cheia de batucadas e gritaria, que parece que gravaram num manicômio, durante uma rebelião dos enfermeiros.

Ok, é isso. Se mais pra frente o pensamento expandir escrevo um apêndice.
Segue lista ai de boas misturas, se faltou alguma, deixa nos comentários… Ou traz umas cervejas que a gente fala sobre isso.

Se o player não carregar:

Link: https://open.spotify.com/user/flopes23/playlist/5gYflIXOupyTTgnAYy8d74

URI: spotify:user:flopes23:playlist:5gYflIXOupyTTgnAYy8d74

Comente

%d blogueiros gostam disto: